domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Moto da UMP - Fortes na Fé...

A segunda parte do moto da UMP fala de fé, mais do que isso, afirma que somos fortes na fé! Então, o que é fé?
* Por Thaís M. Scherrer
A segunda parte do moto da UMP fala de fé, mais do que isso, afirma que somos fortes na fé! Então, o que é fé? Seguindo uma definição tradicional: ... a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb 11:1). Lembra que comentei que a nossa esperança não trazia angústia porque tínhamos certeza absoluta de que ela iria se concretizar? Isso é fé! Fé no Deus que é fiel e cumprirá todas as suas promessas. Fé no que não é visível, mas é real; não em nós mesmos, nossos conhecimentos ou sabedoria humana, mas apoiada em Deus (I Co 2:5).
Não há como viver a loucura do Evangelho sem fé. Em Hb 11:6 está registrado: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Paulo repetiu em várias de suas epístolas a afirmação de Habacuque (2:4): ...o justo viverá pela sua fé. Não existe possibilidade de buscar a santificação se não agimos por meio da nossa fé em Deus.
Tal como a esperança, a fé nos é dada pelo próprio Deus, e nEle desenvolvida. Ela é como uma planta que brota na nossa vida pela palavra de Cristo (Rm 10:17) e cresce regada pela busca do conhecimento de Deus e da intimidade com Ele. A fé verdadeira e inabalável é uma arma poderosíssima! João registrou que a nossa fé é a vitória que vence o mundo (I Jo 5:4-5). Jesus disse a seus discípulos que quem nele cresse faria as mesmas obras que ele, e outras maiores (Jo 14:12)!
Afirmarmos força na fé pressupõe que ela pode ser abalada ou enfraquecida. Cada passo que damos em sentido diferente do que é da vontade de Deus pode enfraquecer e/ou deturpar nossa fé (Tt 1:10-13); mesmo quando agimos de acordo com essa vontade soberana podemos ficar abalados, principalmente em meio a tribulações ou quando, na nossa vida, os acontecimentos não seguem como havíamos planejado.
Quantas vezes eu e você já não questionamos a Deus (chegando até mesmo a pensar bobagens) quando nos frustramos ou problemas vêm sobre nossa vida? Observe que, se circunstâncias tiram o nosso norte, é sinal de que estamos seguindo o norte errado, de que a nossa maior esperança não foi depositada em Deus, logo, a nossa fé está bamba. Por mais que vivamos situações difíceis, elas não podem roubar a nossa alegria nem a nossa paz.
Deus, por conhecer a nossa inconstância, muitas vezes ´rega´ a nossa fé nas tribulações. Veja o que escreveu Tiago (1:2-3): Meus irmãos, tende por motivo de alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
É assim que devemos olhar para as dificuldades, como oportunidades de nos fortalecermos na fé. Isso é muito difícil, mas é uma realidade! Nós precisamos disso para crescer. Temos um exemplo maior: Jesus! Ele enfrentou as maiores dores que um homem pode suportar, por amor a nós, sem ter cometido um erro sequer em sua vida, para cumprir a vontade do Pai. Em Hebreus 12:2 Cristo é chamado de Autor e Consumador da fé; e o versículo seguinte completa: Considerai, pois, atentamente aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas.
Não é fácil ser forte na fé, mesmo que seja muito fácil expressar isso verbalmente quando recitamos o moto, mas sem firmeza na fé não há atividade na igreja que permaneça, em Rm 14:23 está registrado: ... tudo que não provém de fé é pecado. Que, se nos afastarmos da vontade do Pai, nos quebrantemos e a nossa fé não seja deturpada. Se formos provados, voltemos os olhos para Deus procurando ver o Seu amor revelado nas provações, com vistas ao nosso desenvolvimento espiritual. Sempre que surgirem dúvidas, busquemos em Deus as respostas (Jr 33:3); e assim sejamos reconhecidos pela firmeza da nossa fé em Cristo!
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cl 2:6-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário